IMPORTANTE: nos casos onde ocorre o erro, é de suma importância lembrar que a pessoa não foi influenciada por outra - errou sozinha.
- Erro no negócio: incide sobre a natureza do negócio. É o que ocorre quando uma pessoa troca uma situação jurídica por outra (p.ex.: um irmão está vendendo uma casa para o outro - o que está comprando, na verdade acha que vai GANHAR a casa - doação - confundiu => ocorre muito com os casos de venda, doação e comodato).
- Erro sobre o objeto: incide sobre a identidade do objeto (pensava que estava comprando um objeto, mas é outro).(p.ex.: vou comprar um cachorro, e já determinei que ele deveria ser da raça shitzu. Chegando na loja, confundo com outro cão da raça lhasa apso e compro errado / a pessoa vem de outra cidade e acha que está adquirindo lote de terreno em ótimo local - mas na verdade é um péssimo lugar. Ela errou sozinha por não ter pesquisado).
- Erro sobre a qualidade: a pessoa acredita que está comprando algo de ótima qualidade, quando na verdade é falsificado ou de nem tão boa qualidade quanto espera.
- Erro sobre a pessoa: versa sobre a identidade ou qualidade de determinada pessoa (isso envolve o fato de contratar uma pessoa achando que ela é honesta e não é; recompensar uma pessoa por ter salvado o filho [p.ex.] e na verdade não foi ela; e também a questão do erro quanto a identidade do cônjuge - neste caso pode pedir a anulação [nulidade relativa]. Pode caber indenização por danos morais).